Maria Antonieta

Resultado de imagem para marie antoinette sophia coppola posterUma curiosidade sobre mim: estou fazendo uma matéria de Moda na faculdade (História da Moda), mesmo não sendo a área que escolhi cursar e essa semana vi Maria Antonieta, da maravilhosa Sofia Coppola, para responder algumas perguntas de um trabalho e decidi não desperdiçar a chance de escrever sobre esse filme que achei sensacional. Ele é baseado na vida de, como o próprio nome do filme diz, Maria Antonieta. Sabe aquela de Versalhes, da Queda da Bastilha, da frase atribuída a ela “Se não tem pão, que comam brioches”? Então, essa Maria Antonieta. Eu não sei o quão fiel esse filme é quanto a real história dela, mas me deixou profundamente triste. A vida dela foi muito triste.

Maria Antonieta é mandada à França para se casar com o futuro Rei, Luís XVI, e deixa tudo de sua antiga vida na Áustria para trás. Ela se casa com seu prometido, mas o marido parece não ter interesse nenhum em produzir um herdeiro. Depois que Luís XV morre, seu marido é proclamado Rei e ainda sem um filho, ela começa a ser muito julgada. Passa, então, a se cercar de luxo, de vestidos e sapatos e cabelos extravagantes, de festas, de jogos de azar e muita comida e bebida. Enquanto isso, por uma série de decisões erradas feitas pelo seu marido, por problemas na colheita e pelo gasto exorbitante da nobreza, a população se descontenta e se revolta. E, bem, se você conhece um pouco da história, sabe que as coisas não acabaram bem para a família real e para a nobreza.

Maria Antonieta ganhou Oscar em 2007 de melhor figurino e não é para menos. Os vestidos são maravilhosos, assim como os sapatos e os cabelos. Tem tudo a ver com o período Rococó (parece que eu estou realmente aprendendo algo nas aulas de História da Moda hein? hehe)

Moda feminina no perído Rococó: O vestido era composto por uma saia, uma sobresaia e um pedaço de tecido triangular que cobria o peito e o estômago. O decote era quadrado e baixo. Havia também o corpete  cuja armação nas ancas garantiam  a forma  afunilada da silhueta. O vestido era enfeitado com babados, fitas, amarrações, flores artificiais.

Pelo que pesquisei, Maria Antonieta foi um fracasso de bilheteria, e eu não consigo acreditar nisso. E ao mesmo tempo consigo, porque é um filme histórico e nem todos se interessam. É uma pena, pois a história dela é muito boa e ao mesmo tempo trágica. Se apaixonou por um conde sueco, do qual teve que se separar, já que ele foi lutar junto as tropas francesas pela independência dos Estados Unidos. No filme (não consegui achar se é verídico), um de seus filhos acabou morrendo. E ainda, ela fez parte de um período histórico muito importante para os franceses. Além do cenário do filme ser incrível e bem convincente. Até porque, Sofia Coppola conseguiu autorização do governo francês para gravar algumas cenas em Versalhes! E gostei bastante da trilha sonora, com músicas Pop. Apesar de obviamente ser uma música que não existia naquele período, combinou com o ritmo do filme. E no filme, tem mais uma coisa que não pertence ao período e que passa rapidinho. Eu só fui perceber depois que me contaram. Tentem descobrir, mas sem trapacear!

Enfim, posso dizer que valeu a pena os R$3,90 que paguei no Play Store para alugar o filme (fiquei bem surpresa pelo preço, achei bem baratinho!).

Caso vejam, não deixem de me contar o que acharam!

Até logo o/

InstagramFilmowMyAnimeList

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s