Passageiros

Resultado de imagem para passageiros filme

Para dar uma pausa à maratona que estou participando, decidi ver o filme Passageiros. Já havia lido críticas falando mal do roteiro, do romance, da atuação. Meus amigos disseram que o final era horrível. Já sabia qual era o final e também havia achado horrível, mas dependendo do desenrolar da história poderia fazer sentido, às vezes acontece. Então lá fui eu assistir.

☆☆☆

No futuro, existem outros mundos onde humanos vivem e empresas oferecem serviços de locomoção a esses planetas. Como a viagem é longa, as pessoas entram em hibernação e são acordadas apenas semanas antes da chegada ao destino. O filme começa com um asteroide atingindo a nave onde cinco mil pessoas estão hibernando, entre eles Jim (Chris Pratt) que é despertado antes do tempo, mais precisamente 90 anos antes. Sem encontrar uma maneira de voltar ao seu sono profundo, começa enlouquecer aos poucos, até que avista uma mulher, Aurora (Jennifer Lawrence) dormindo e se apaixona. Decide então acorda-la e vemos o desenrolar da relação deles, até que a nave começa a apresentar problemas e eles terão que correr contra o tempo para consertá-la.

☆☆☆

O site Omelete, quando fez a crítica desse filme, usou das seguintes palavras para descrevê-lo “estamos diante de uma versão de Interestelar para donas de casa” e achei infeliz tanto na época que a crítica foi ao ar quanto agora tendo visto o filme. Ainda não vi Interestelar (pretendo assistir), mas com o pouco que sei entendo que são filmes completamente diferentes, a única semelhança é ter uma nave espacial. Quanto a ser para “donas de casa”, pode ser que elas gostem, assim como uma estudante, uma trabalhadora, um homem que goste de romance, mas… mesmo você gostando de histórias de romance, pare para perceber o quão errado foi essa ideia no filme.

Jim acredita ter encontrado o amor da sua vida apenas pela aparência de Aurora e o que supôs que ela era. Ele não a conhecia realmente. Foi um amor inteiramente idealizado. Mesmo que mostre toda a dúvida quanto acorda-la ou não, no fim ele a acordou. Tirou o direito dela de realizar seu sonho de ser a primeira escritora a ir e voltar de um planeta e escrever sobre essa experiência. Foi completamente egoísta. Quando descobre, Aurora fica com muita raiva, com razão. Até que um tripulante acorda também por uma falha da capsula de hibernação e diz “pessoas que estão se afogando costumam puxar outras pessoas junto”. Com essa frase e como todo o filme estava sendo mostrado, assim como o final, dá a impressão que Jim não fez nada de errado, mas sim, ele fez!

Outro aspecto no filme que não consegui aceitar foi o tripulante ter acordado. Ele apenas serviu para dar a chave de acesso a toda a nave. Foi um meio que encontraram para que a história se desenrolasse e terminasse bem. Para entenderem melhor minha irritação, pensem assim: um herói terá que enfrentar o monstro mais invencível de todos que é apenas ferido com um determinado metal. Em meio a sua jornada ele ajuda uma família que lhe agradece com uma espada. Do que é feita? Desse metal. De tudo que poderia ser, foi justamente o que ajudará o herói a derrotar o monstro. De todas as pessoas que poderiam ter acordado, foi justamente alguém com completo acesso a nave. São aquelas “sortes” que os protagonistas têm que não me agrada.

Uma história que poderia ter seguido a linha de Perdido em Marte, mostrando a solidão e a tentativa de permanecer vivo, se tornou um filme genérico de uma nave que está com defeito. Não achei completamente ruim, por exemplo gostei da atuação da Jennifer Lawrence, mas consegui dar apenas 2,5/5 estrelas no Filmow.

Fica aqui o questionamento sobre o final: de onde surgiram as galinhas? Nunca foi dito que haviam animais ali. E a terra para todas aquelas plantas? E como elas cresceram sem a luz do Sol? Mistérios que nunca descobriremos.

Até logo o/

InstagramFilmowMyAnimeList

Resultado de imagem para passengers gif

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s