Mulheres que fizeram história no mundo

we can do it

Para a #MaratonaDiadaMulher de hoje decidi fazer diferente, não falarei de uma obra em específico, mas sim de mulheres que marcaram a história do cinema, da moda, da música e da literatura. Vai ser uma lista grande, mas sei que muitas ficarão de fora. Fique a vontade para completá-la nos comentários 😉

☆Cinema☆

Kathryn Bigelow

Resultado de imagem para Kathryn Bigelow

Primeira mulher a ganhar o prêmio de Melhor Diretor no Oscar, Bafta e Directors Guild Awards por Guerra ao Terror, filme que levou mais cinco estatuetas do Oscar incluindo Melhor Filme

Meryl Streep

Resultado de imagem para Meryl Streep

É considerada uma das atrizes mais talentosas da história do cinema. Dona do recorde de maior número de nomeações ao Oscar e ao Globo de Ouro, com 20 e 30 indicações respectivamente, recebendo 3 Oscar e 9 Globos de Ouro.

Hattie McDaniel

Resultado de imagem para Hattie McDaniel

Primeira mulher negra a receber um Oscar de atuação. Levou o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante em 1940 pela personagem Manny em E o Vento Levou.

Sherry Lansing

Resultado de imagem para Sherry Lansing

Foi eleita Presidente de produção da 20th Century Fox em 1980, tornando-se a primeira mulher a liderar um dos grandes estúdios de Hollywood.

Alice Guy-Blaché

Resultado de imagem para Alice Guy-Blaché

Primeira diretora do mundo e uma das pioneiras do cinema francês. Criou mais de mil filmes e incluiu atores negros em seus trabalhos.

Nichelle Nichols

Resultado de imagem para Nichelle Nichols

Protagonizou aquele que é considerado o primeiro beijo “interracial” da televisão norte-americana na série Star Trek. A presença dela, uma mulher negra, na ponte de comando e com patente de Tenente representou uma possibilidade de futuro para toda uma geração de jovens negros. Mais tarde a NASA a convidou para uma campanha de incentivo a jovens negros para ingresso no programa espacial.

☆Moda☆

Coco Chanel

Resultado de imagem para Coco Chanel

Primeira estilista a colocar o nome em um perfume com o Chanel nº5, fez também a cor preta se tornar elegante e não mais cor de luto com seu tubinho preto. Além disso acrescentou ao vestuário feminino peças “masculinas” e roupas que valorizam as curvas.

Zuzu Angel

Resultado de imagem para Zuzu Angel

Usou a moda como protesto depois de ter tido seu filho morto no período de ditadura militar, desenhando estampas com pássaros e gaiolas que demonstravam sua indignação e luta.

Marilyn Monroe

Resultado de imagem para Marilyn Monroe

Reconhecida por muitos como desbravadora da revolução sexual, continua até hoje uma figura poderosa inspirando diversas artistas com seus cabelos platinados, curvas, boca em biquinho. Marilyn era além de modelo, atriz, mas como virou ícone da moda, decidi colocá-la nessa categoria 🙂

☆Música☆

Madonna

Resultado de imagem para Madonna

Ressaltou a importância do pop, a diversidade de estilos e o mix de gêneros musicais. É considerada um dos grandes nomes da música pop e foi a primeira artista pop bilionária.

Janis Joplin

Resultado de imagem para Janis Joplin

Conseguiu se inserir no Rock, algo difícil de se fazer sendo mulher em sua época (e até hoje). Tornou-se famosa tanto por sua música como por seu estilo, ajudando as norte-americanas a se libertarem de cintas e sutiãs estruturados.

Rita Lee

Resultado de imagem para Rita Lee

É conhecida como “Rainha do Rock Brasileiro”, sendo referência para aqueles que começaram a tocar guitarra nos anos 70, e é considerada uma das figuras mais importantes da história da música brasileira.

☆Literatura☆

J. K. Rowling

Resultado de imagem para J. K. Rowling

Criando sua filha sozinha e vivendo de seguro-desemprego, criou o bruxo mais famoso de todos os tempos: Harry Potter.

Jane Austen

Resultado de imagem para Jane Austen

Uma das autoras inglesas mais famosas, escreveu romances como Razão e Sentimento e Orgulho e Preconceito. Suas obras continham ironia e críticas à sociedade da época e permitiram que a literatura inglesa caminhasse para a modernidade.

Agatha Christie

Resultado de imagem para Agatha Christie

Considerada a “Rainha do Crime”, escreveu mais de sessenta e seis romances de mistério, cento e sessenta e três contos, dezenove peças, uma série de poemas, dois livros autobiográficos, além de seis romances publicados sob seu pseudônimo Mary Westmacott. Seu personagem mais famoso, Hercule Poirot, foi o único personagem a ter o obituário publicado pelo The New York Time.

Naoko Takeuchi

Resultado de imagem para Naoko Takeuchi

Mangaká japonesa, ganhadora de diversos prêmios por suas histórias. Criadora do mangá shoujo mais famoso do mundo: Sailor Moon.

Vou parar por aqui a lista porque são muitas mulheres e infelizmente resumi as conquistas delas a poucas linhas, mas já conseguiram perceber o quão importantes eram/são. Para esse dia, meu desejo é que todas nós lutemos pelos nossos sonhos, sejamos felizes e que nos inspiremos nas mulheres famosas e também naquelas que nos cercam ❤

Mesmo o Dia da Mulher sendo hoje, a maratona ainda não acabou! O mês inteiro teremos conteúdo feito por/sobre mulheres!

Até logo o/

InstagramFilmowMyAnimeList

Resultado de imagem para support all the women

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s